segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Manicure na timeline: a história das unhas

Manicure na timeline

Quer ter uma aula de história sobre esmaltes?site Refinery28 publicou uma linha do tempo dos tratamentos de beleza para as unhas.
5.000 a.C: As indianas já enfeitavam as mãos com henna. Até Madonna usou em Frozen.
3.000 a.C.: As chinesas misturaram laca, goma-arábica, gelatina, cera de abelha, tinturas vegetais e ovos brancos para criar os primeiros esmaltes, que ganhavam cor de pétalas de orquídeas e rosas esmagadas artesanalmente.
600: Aristocratas chinesas esconderam as unhas sob jóias de ouro.
 

1.800: No Renascimento, os esmaltes eram sem pigmento, apenas brilho. Do outro lado do oceano, as incas faziam nail art ao desenhar gaivotas gráficas nas unhas.
1.900: Na era vitoriana, as mulheres passavam óleo vermelho claro sobre as unhas. Em cima, usavam uma cobertura de tecido, em camurça. A unha é instrumento de sedução em Madame Bovay, de Flaubert, com suas unhas “mais limpas do que marfim de Dieppe”.
Anos 20: impera o esmalte vermelho e a pintura em meia-lua que, volta e meia, está na moda de novo.
Anos 30: A Revlon coloca uma explosão de cores no mercado, e surge a unha postiça, em 1934, inventada por um dentista.
Seguindo a filosofia da pintura de automóveis, as unhas deixam de ser tingidas, e passam a ser cobertas por uma camada de esmalte.
Anos 40: as cores mais comuns eram vermelho, mostarda e malva, geralmente combinadas aos looks.
Nos anos 60, atrizes como Farrah Fawcett, uma das panteras, lançaram a moda dos esmaltes rosinhas, bem pastel, seguindo o tom do batom. Até o branco valia!
 
 Anos 70: império da unha postiça e dos salões especializados. Ainda nos anos 70, o movimento punk lançou o statement da unha preta, que é usada até hoje.
Anos 80: as unhas assumiram seu espírito fashion. Quem não passou um esmalte rosa shocking que atire a primeira lixa de unha! Os comprimentos eram enormes! Unha tinha que ser colorida e brilhar.
O que marcou: a linha néon da American Apparel, com amarelos, azuis e rosa, tudo shocking. 
Nos anos 90, as unhas encurtaram, ficaram quadradas, e o minimalismo da época fez com que as cores preferidas fossem as tradicionais, como vermelho, nudes e pinks.
Fez sucesso o vinho da Chanel, o esmalte Vamp, usado pela Uma Thurman em Pulp Fiction.
Os grunges lançaram o esmalte lascado, preenchido com canetinha.
Anos 00: o mundo das unhas enloqueceu. Nunca a mulher teve tantas opções: de adesivos a piercings, passando por uma indústria de esmaltes que oferece texturas e brilhos de forma nunca antes imaginada.
Tem esmalte estilo crakle, que dá efeito craquelado, esmaltes magnéticos que criam ondinhas de cor, flocados, com partículas de celofane brilhantes, e até pintura com degradê, feita com esponja
Também é a era dos blogs de esmaltes e dos bares de unha! Uma loucura!

Colaboração da Amiga de Unha Alcione Aragão

Um comentário: